14 de maio de 2017

Serviços de Alimentação

Elaboração de layout através de croqui, indicando a disposição

Elaboração de layout de cozinhas, visando atender as normas estabelecidas pelas legislações vigentes. No qual são definidos os fluxos, a fim de evitar a contaminação cruzada, disposição mais eficiente dos equipamentos, pias, bancadas, estoques de insumos, material de limpeza e vestiários.

Diagnóstico das condições higiênico-sanitárias

O Diagnóstico é realizado de forma inicial e primaria no qual uma das consultoras da Invista, avalia o fluxo de entrada e saída de insumo, produto acabado (alimentos preparados) e o lixo, para que cada um desses fluxos ocorra de forma correta sem que haja a contaminação cruzada e garanta e segurança alimentar.

Além dos fluxos, são avaliados as instalações, estoques e formas de armazenamento e limpeza de todo o estabelecimento.

Elaboração e Implantação de BPF (Boas Praticas de Fabricação), POP (Procedimento Operacional Padronizado) e PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional)

Documentos obrigatórios pelo órgão fiscalizados (RCD 216-04, RDC 275-00 e Portaria 326- 1997- ANVISA) e que auxiliam nas rotinas diárias dos manipuladores de alimentos. Além disso, proporciona avaliações de atendimento aos procedimentos implantados.

Treinamento para manipuladores de alimentos

O Treinamento ocorre quando a empresa já tem os Procedimentos (acima citados) implementados. Fazemos o treinamento como uma forma de fechamento dessas faze, no qual são abordados assuntos de Higiene dos Manipuladores e Limpeza e organização dos setores, moveis e utensílios.

Adequação do estabelecimento à legislação vigente (ANVISA)

Levantamento de todos os documentos solicitado para dar entrada no processo de solicitação do Alvará Sanitário junto as Vigilâncias Sanitárias

Realização de Auditorias Internas

A cada visita uma de nossas consultoras elabora um relatório, incluído plano de ação com fotos e sugestões de forma bem dinâmica, apontando os pontos críticos e que oferecem riscos a segurança alimentar e também pontos positivos que estimulam e motivam os manipuladores a manter as boas praticas no ambiente de trabalho.  Essas ações são tratadas junto com os colaboradores, gerentes e proprietários.

Abaixo alguns pontos avaliados nas visitas ou inspeções de internas:

  • Controle das temperaturas e organizações/limpeza dos freezers e geladeiras (higiene, identificações, PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), validade dos produtos embalados, condições dos produtos já preparados).
  • Produção (higienização do alimento, manipulação/preparo e armazenamento)
  • Recebimento de Matéria Prima (condições de higiene do transporte, temperatura do produto, informação do produto na embalagem, data de validade e fabricação e embalagem adequada ao armazenamento de produtos alimentícios).
  • Estoques de Insumos secos e material de limpeza/ descartáveis (armazenamento correto separando matéria prima de material de limpeza, higiene e organização do local e identificação dos produtos).
  • Limpeza dos Setores, móveis e utensílios (organização e limpeza dos setores, uso correto de utensílios, procedimentos corretos de higienização, frequência, uso diferenciado de bacias e taboas para diferentes tipos de produtos e descarte correto lixo).
  • Limpeza das Caixas d´água e caixas de Gordura (estabelecer frequência e acompanhamento quanto à realização do serviço).

Elaboração de Ficha Técnica de Preparação

Elaboração da ficha técnica de preparação de receitas, rendimento de porções, calculo de informação nutricional dos produtos preparados.